Coluna da Gleice

15 março

VOCÊ É UM ATLETA DE VERDADE?  (Parte 1) 

Os motivos que o levaram a pratica do esporte podem ter sido os mais variados possíveis. Uns resolvem praticar esporte pela sociabilidade que ele traz, outros pelo bem estar e modelagem corporal, alguns ainda tem motivos particulares como: pressão dos pais, necessidade de fazer algo, recomendação médica, dominar fisicamente outras pessoas , ou até, porque sentem-se mais tranquilas. 

 Independente do motivo que o levou a pratica da Patinação Artística , que hoje já pode não ser o mesmo (aliás, é bom revê-lo constantemente) você encontra-se inserido no contexto, participa de campeonatos brasileiros (ou até de sul-americanos e mundiais), ou seja, os outros identificam você como atleta. MAS VOCÊ SE SENTE UM ATLETA DE VERDADE? 


Foto: Divulgação 

 Bem, deve estar cansado de saber que os três quesitos principais para poder, ou pelo menos começarem um trabalho para ser atleta são: 

 1 - Conhecimento técnico, ou seja, conhecer e aplicar diariamente as melhores maneiras de execução para seus saltos ou seus corrupios; 

2 - Preparo Físico, ou seja, seu condicionamento para contribuir com a parte técnica, alimentação específica, fortalecimento dos grupos musculares mais usados, etc…; 

3 - Preparo Mental, ou seja, conhecer suas limitações enquanto indivíduo, controlando, por exemplo, o nível de estresse pré-competição, concentração e todos os fatores possíveis que poderão afetar sua performance. 

 Pois bem, garanto que a parte técnica é a mais trabalhada na sua rotina de atleta. Depois de tanta insistência do seu técnico, e ampliando um pouco mais a visão de atleta, garanto que já percebeu a importância do preparo físico, executando assim, antes do treino, ou até mesmo na academia, alguns exercícios específicos, mesmo que em segundo plano.

Mas, quantas vezes você chegou “desmotivado” na quadra (resultado da combinação de fatores pessoais e situacionais que podem ou não estar ligados à patinação), e se sentiu fatigado fisicamente, e desconcentrado para aplicar e colocar em prática qualquer dica técnica? Garanto que várias… 


Foto: Getty Images

Segundo Golden e Muller (2003) “Golfe, Tênis e Patinação Artística, são esportes consistentemente vistos como 80 a 90 % mentais”. Diante desta citação, devemos procurar saber um pouco mais sobre esse treinamento mental. Então, no próximo post, vou falar especificamente sobre esse preparo mental. Fiquem ligados!


Veja também

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário! ♥

Patinadora Pop Store

Youtube